sexta-feira, julho 28, 2006

Aonde chega a pouca VERGONHA

Acabo de ler no Público de 25 do corrente a notícia sobre o estado a que chegou a Estalagem dos Vales em Ferreira do Zêzere.
Para quem não sabe, este edifício foi, só, o berço da orquestração da “Portuguesa” aquele tema que todos conhecemos, com o qual todos vibramos, quanto mais não seja nos jogos da selecção. Foi, também, o berço do Turismo Cultural Português e foi a “sede informal” da chamada Escola dos Vales que, reuniu em Ferreira do Zêzere, os mais destacados vultos da pintura, da música, da escultura ou da escrita do século XIX.
Esta “Estalagem dos Vales” foi o orgulho das gerações mais antigas de Ferreirenses que sabiam que por ali passavam as mais importantes figuras do País e, nos tempos que correm, a Estalagem dos Vales, num concelho dirigido por outras pessoas, seria seguramente uma atração turística da maior importância.
Mas em Ferreira do Zêzere, vá se lá saber porquê, desde que Luís Pereira está na Câmara, as coisas funcionam de forma diferente. Primeiro foi a demolição em 1991 da Capela do Carril, a mais antiga que existia no Concelho (datava de 1569), parece que não tinha elementos arquitectónicos de relevância, depois, mais recentemente ruíram os Paços do Concelho num processo cujas responsabilidades nunca foram apuradas e onde a culpa morreu solteira. Já em 2006 foi demolido um Solar na Frazoeira que pertencera ao explorador do Rio Amazonas, Francisco Saraiva de Matos e, agora, foi a vez da Estalagem dos Vales ser demolida com ou sem licença da Câmara, não o sabemos.
Segundo a notícia acima descrita, o proprietário, quis vender o imóvel à Câmara por 8 mil contos, menos que o valor do Volvo recentemente adquirido pela autarquia e seguramente muitíssimo menos que o preço pago pela Rotunda que hoje fere a vista a quem entra em Ferreira pelo lado do cemitério. Mas a Câmara, não teve dinheiro para o adquirir.
Agora, diz a Câmara, nada há a fazer a não ser a construção de uma habitação particular, dizem que o edifício não tem relevância arquitectónica e defendem até que aquilo não é histórico coisa nenhuma, que até só lá dormiu o Rei D.Carlos.
E assim vai o mandato de Luís Ribeiro Pereira, Jacinto Flores e Manuel da Silva António.
Pois julgo que é chegado o tempo dos Ferreirenses, sejam lá de que partidos forem, se manifestarem contra actos como este. A fachada existe, faz parte de um edifício que vem descrito no PDM de 1995 e pode-se muito bem criar ali um edifício destinado a iniciativas culturais e a evocar a memória dos que por ali passaram.
O que não se pode é continuar a governar Ferreira desta forma, o que não se pode é desviar a atenção dos munícipes para um atentado contra o património omitindo a sua enorme importância, o que não se pode é construir um cine-teatro, um edifício cultural, adquirir uma Quinta do Adro e depois ter estes edifícios fechados e, mais importante do que isso, não se pode cercear ás gerações do futuro o glorioso passado de Ferreira do Zêzere seja a que pretexto for. Afinal aonde chega a pouca vergonha?
Bruno Silva

domingo, julho 23, 2006

Conferência de Imprensa.

Ex.mos Senhores,

O Partido Socialista de Ferreira do Zêzere vem por este meio convocar uma conferência de imprensa com vista a denunciar a gravosa e supostamente ilegal demolição do edifício designado por Estalagem dos Vales, sito nos Vales, Águas Belas, Ferreira do Zêzere e berço da Orquestração do Hino Nacional e da primeira ópera em língua portuguesa "A Serrana".
Ferreira do Zêzere e o País estão hoje mais pobres, contudo, a subsistência de duas fachadas do edifício permitem-nos alimentar a esperança na sua requalificação e salvaguarda.

A Conferência de Imprensa terá lugar na nossa Sede, em Ferreira do Zêzere, defronte dos Paços do Concelho, pelas 18h.00m. da próxima terça-feira e no final haverá uma deslocação ao referido imóvel.

Antecipadamente gratos pela Vossa comparência e pela atenção que possam dedicar a este assunto tão delicado, neste momento tão difícil para o nosso Concelho, despeço-me com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Gomes
(Presidente da Comissão Política Concelhia)

Comunicado.

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista, de Ferreira do Zêzere vem por este meio condenar a demolição parcial da antiga “Estalagem dos Vales” e nesse sentido tomar o seguinte posicionamento face a este atentado contra o património cultural de Ferreira do Zêzere e do País.

1º - Considerando que a “Estalagem dos Vales” é o berço da orquestração da “Portuguesa”, música composta por Alfredo Keil, que ali esteve hospedado em 1890, e onde residiu durante largas temporadas,

2º - Considerando que o edifício, agora parcialmente demolido, foi o berço do Turismo Cultural Português e que ali acorreram entre 1880 e 1920 artistas consagrados como José Malhoa, António Saúde, Silva Porto, João da Câmara, actor Taborda, Alfredo Keil, Silva Magalhães, Ferreira Chaves, José Campas, António Baeta, Carlos Reis, entre muitos outros,

3º - Atendendo ao facto de ali terem subsistido até ao passado dia 18 de Julho de 2006, apesar de degradados, os quartos dos artistas, o quarto do Rei D. Carlos, a cozinha da célebre Aninhas, o quintal com poço (cenário de diversas pinturas do tardo romantismo português) e muitos outros elementos imortalizados nos desenhos e pinturas dos pintores supra mencionados,

4º - Atendendo ao facto do edifício ter sido demolido em condições ainda por esclarecer,

Vimos por este meio solicitar que:

1 – A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere abra um processo de inquérito ao sucedido com vista apurar a responsabilidade dos factos,

2 – Que a Câmara Municipal, com carácter de urgência, efectue um levantamento de todo o património de interesse concelhio, para que futuramente situações destas não se repitam,

3 – Que a Câmara convoque de imediato reunião extraordinária com vista a classificar o que resta do edifício como património de interesse concelhio,

4 – Que se apure se esta demolição constitui ou não uma violação do PDM já que o referido edifício se encontra identificado no relatório do mesmo como património não classificado estando por isso sujeito ao estipulado, entre outros, nos artigos 27º e 28º do referido Plano.

Que todos os Ferreirenses e Portugueses, socialistas ou não, amigos do património edificado e deste Concelho, se manifestem junto da autarquia no sentido de repudiar veementemente este gravíssimo atentado contra o património cultural e o interesse colectivo, lamentando o desrespeito pelo PDM, pela memória colectiva do País, pela salvaguarda do património edificado concelhio e criticando a inoperância da Câmara Municipal na elaboração de medidas de salvaguarda dos imóveis, passíveis de serem classificados como de interesse municipal.

Ferreira do Zêzere, 21 de Julho de 2006

Bruno Gomes
(Presidente da Comissão Política Concelhia)

domingo, julho 16, 2006

JS tem pela primeira vez um Comissário Nacional.

Bruno Gomes, ex-líder da JS e actual Presidente da Comissão Política do Partido Socialista, com 21 anos, foi eleito no dia 16 de Julho, Comissário Nacional da Juventude Socialista.

Nunca até esta data a JS Ferreira do Zêzere tinha tido um cargo nacional, o que reflecte todo o trabalho desenvolvido por esta estrutura, bem como o valor dos seus militantes.

O Secretariado da Juventude Socialista deseja ao Bruno que consiga desenvolver o melhor trabalho possível, em nome dos jovens, da JS e de Ferreira do Zêzere.
Conscientes e orgulhosos do seu valor, cá estaremos para o apoiar e ajudar nas nossas lutas, nas nossas conquistas e na nossa afirmação.

Carlos Graça
Secretário Coordenador da Juventude Socialista da Concelhia de Ferreira do Zêzere

sexta-feira, julho 14, 2006

Torneio Feminino de Futebol

Realiza-se este fim de semana o 1º Torneio de Futsal Feminino, no Pavilhão Municipal, organizado pela Juventude Socialista de Ferreira do Zêzere.