terça-feira, outubro 28, 2008

Visita diagnóstico de sábado passado.






“A importância turística de Dornes deve ser levada a sério”


Do ponto de vista turístico, Dornes, a par com o rio, é a “pérola” do concelho de Ferreira do Zêzere. Para a concelhia do Partido Socialista, o Turismo é assunto sério e não uma expressão vazia que repetidamente se usa mas pouco se concretiza em Ferreira do Zêzere.

A Concelhia de Ferreira do Zêzere (FZZ) do Partido Socialista (PS) realizou no sábado passado mais uma visita diagnóstico, desta vez a Dornes. É um trabalho que tem vindo a decorrer e que pretende fazer o levantamento das questões que merecem atenção em cada uma das freguesias do concelho. Dornes, e do ponto de vista turístico, é a “pérola” e a prioridade de um plano turístico estratégico, cuja urgência a concelhia defende. Integrar Dornes e a sua torre templária num roteiro turístico com ligação eventual ao Convento de Cristo é uma ideia que o PS quer concretizar.
A visita serviu também para constatar, no terreno, um rol de promessas não cumpridas e aspectos que merecem intervenção breve. O grupo de trabalho incluiu os vereadores socialistas Carlos Martins e Carlos Salgado, Ildebrando Conceição, deputado socialista da Assembleia Municipal, Manuel Esperança, membro do secretariado do PS de FZZ e secretário da Junta de Freguesia de FZZ, Bruno Gomes, presidente da concelhia, Manuel Valério, membro do secretariado e Manuel Coelho, membro de Comissão Política.
Foram identificadas seis aspectos com necessidade de intervenção e séria reflexão.



Uma Rotunda em Dornes

Atravessar a aldeia de Dornes de automóvel só pode fazer-se, neste momento, num sentido. O PS defende que seja construída uma rotunda na saída da aldeia. Dessa forma evita-se que se tenha de fazer inversão de marcha a 200 metros, uma vez que à saída da aldeia não é possível cortar à direita.

A Piscina Flutuante de Dornes

A criação de uma piscina flutuante é urgente, no sentido em que o rio assume para a aldeia o enriquecimento do património turístico já relevante. Esta piscina, que o PS defende que seja criada na zona do cais, vai permitir as condições adequadas ao usufruto do rio, não só por parte de quem visita, mas sobretudo por quem mora no concelho. O PS lembra que o imenso rio que banha o concelho de Ferreira do Zêzere não tem estruturas suficientes para a procura que se regista nos meses de Verão. Esta piscina seria importante para Dornes, mas também para o concelho, sendo igualmente um elemento de atracção de visitantes.

O Posto de Turismo de Dornes

Promessa repetida, o posto de turismo de Dornes continua a ser consecutivamente adiado. Para o PS, este é um exemplo de que não existe neste momento uma política séria de valorizar os imensos elementos de valia histórica e turística do concelho.
O Turismo é constantemente assumido em Portugal como uma área estratégica. O PS de FZZ não pode deixar de subscrevê-lo. Por isso, e neste caso concreto, defende a criação do posto de turismo mas depois de definida uma estratégia que traga visitantes a Dornes, justificando assim a sua existência.

Casa Mortuária

O PS defende que se analise com atenção a necessidade de uma casa mortuária em Dornes. Promessa também já feita e ainda não cumprida, para o PS este assunto assume especial importância, porque as pessoas de Dornes têm de ser deslocar para Águas Belas, a fim de acompanharem os seus familiares. O facto, conhecido de todos, é que nem sempre as pessoas têm essa possibilidade.

Toponímica

Na visita realizada no sábado constatou-se que, apenas a parte central da freguesia de Dornes tem toponímica. A restante freguesia desconhece tal termo. O PS acredita que se trata apenas de uma questão de brio e coerência, dar nome a todas as ruas da freguesia.

Parque de Campismo

Mais uma infra-estrutura prometida e não cumprida. Mais um elemento que deve ser enquadrado num plano turístico, que garantirá sem dúvida uma valorização de Dornes. O parque de campismo, a par com outras infra-estruturas, mas sobretudo com a definição de um caminho estruturado e cuidadoso para Dornes, é um elemento, um investimento, na arte de bem receber quem nos descobre e quem nos aprecia.
O PS tem uma enorme vontade de trabalhar, com desembaraço, com prontidão, com inteligência, competência e honestidade. A equipa de trabalho do PS tem uma imagem clara de Ferreira do Zêzere no futuro e essa imagem é sem dúvida mais risonha que a de hoje.
A próxima visita diagnóstico decorrerá no final deste mês à freguesia de Areias.