quinta-feira, outubro 05, 2006
PS faz diagnóstico à Freguesia de Ferreira do Zêzere.
Director do "Despertar do Zêzere" ameaça com Censura.
Em causa estão os artigos de opinião assinados peloa líder da concelhia do PS, Bruno Gomes, naquele quinzenário.
Confundindo os cargos de deputado municipal com os de director do jornal, Joaquim Ribeiro pediu desculpa pelo conteúdo desses artigo, considerando-os "uma ofensa pública a muitos ferreirenses". Prometeu "daqui para a frente estar mais atento" ao conteúdo do jornal.
Como forma de protesto, o jornalista do "Despertar do Zêzere", João Rato, que estava a fazer a cobertura da reunião, abandonou a sala.
O líder do PS tem escrito alguns artigos de crítica à gestão camarária e o último teve como alvo o secretário da assembleia de freguesia de Pias a quem acusou de "falta de competência, mestria e idoneidade".
No seu blogue pessoal "http://alguresporferreira.blogspot.com) Bruno Gomes cita Abraham Lincoln ("Só tem direito de criticar aquele que pretende ajudar") para afirmar que pretende ajudar.
"Sinto na pele que pago um preço demasiado alto por dizer as coisas que muita gente não quer que se digam. Acredito até que sou demasiado duro. Mas só assim existe feedback. E ter feedback nestas situações é ter consciência que o objectivo primordial está alcançado. E esse objectivo trará resultados", defende Bruno Gomes."
sexta-feira, setembro 29, 2006
Barómetro: PS ganharia eleições com 46% dos votos.
Caso as legislativas se realizassem hoje o PS venceria com 46% dos votos, um ponto percentual acima do seu resultados nas eleições em Fevereiro de 2005 e 16 pontos acima do PSD, indica hoje o Barómetro Marktest.
O barómetro de Setembro da Marktest para o Diário de Notícias e TSF indica que a vantagem do partido que forma Governo, o PS, para o PSD voltou a aumentar, já que em Julho era de 11 pontos percentuais.
O PS reúne em Setembro 46% das intenções de voto (em Julho obteve 43%) enquanto o PSD desceu agora para os 30%, face aos 32% do mês de Julho.
De acordo com o barómetro, o PCP mantém-se nos 10%, o Bloco de Esquerda reúne em Setembro 8%(em Julho obteve 9%) e o CDS/PP regista a pior votação desde há mais de um ano: 2% (face aos 3% em Julho).
O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, José Sócrates, acompanhou o seu partido na subida de popularidade, obtendo este mês 18 pontos positivos (saldo entre as respostas negativas e positivas), contra os 14 pontos obtidos em Julho. É o líder partidário mais popular.
Nos restantes líderes partidários, o presidente do PSD, Luís Marques Mendes, subiu oito pontos mas mantém-se no patamar da imagem negativa como líder (tem um saldo negativo de quatro pontos).
Também o líder do CDS/PP, Ribeiro e Castro, tem este mês um saldo negativo de 28 pontos.
Nos restantes líderes partidários, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa tem um saldo positivo de 11 pontos e o bloquista Francisco Louçã tem 12 pontos.
O barómetro da Marktest para o DN e rádio TSF revela também que o Presidente da República, Cavaco Silva, é o político mais popular em Portugal, com um saldo positivo de 54 pontos, uma descida em relação à sondagem de Julho, quando obteve 56 pontos.
De acordo com o barómetro, o ministro da Defesa, Luís Amado, é a figura mais popular do Governo, com um saldo de 21 pontos entre as respostas positivas e negativas, sendo seguido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Severiano Teixeira.
Quanto à ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues - que em Julho foi considerada como a menos popular - subiu em Setembro 14 pontos, apesar da polémica com o início do ano lectivo, com o encerramento das escolas, queixas dos pais e reclamações dos professores.
Maria de Lurdes Rodrigues mantém no entanto um saldo negativo de nove pontos.
O ministro da Saúde, António Correia de Campos, é o ministro menos popular, com um saldo negativo de 21 pontos.
A sondagem realizada pela Marktest para o DN e a rádio TSF foi feita entre os dias 19 e 22 de Setembro através de 805 entrevistas telefónicas.
O erro de amostragem da sondagem é de mais ou menos 3,45% para um intervalo de confiança de 95%.
Diário Digital / Lusa
29-09-2006 10:06:24"
terça-feira, setembro 26, 2006
Ordem de trabalhos da próxima Assembleia Municipal.
1.- Período de tempo reservado à intervenção do público, nos termos do n.º 6 do art.º 84 da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
2.- Análise e discussão de assuntos gerais de interesse para a Autarquia, nos termos do art.º 86 da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro.
Período da ordem do dia:
1.- Análise, discussão e votação da alteração ao Regulamento de cedência de lotes de terreno para implantação de instalações industriais, comerciais e/ou de serviços na Zona Industrial de Lameiras, nos termos da alínea a) do n.º 2 do artigo 53.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
2.- Análise, discussão e votação do pedido de autorização para contracção de empréstimo no valor de178.887,00 € (cento e setenta e oito mil oitocentos e oitenta e sete euros) nos termos da alínea d) do n.º 2 do artigo 53.º da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
3.- Análise, discussão e votação da alteração do Quadro de Pessoal ao abrigo da alínea o), do n.º 2 do artigo 53.º da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
4.- Análise, discussão e votação da fixação das Taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis para o ano 2007, ao abrigo da alínea f) do n.º 2 do artigo 53.º da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
5.- Análise, discussão e votação do pedido de Isenção do I.M.T. requerido pela empresa “Serralharia Carrilense, Lda” de acordo com o n.º 3 do artigo 11.º da Lei n.º 171/99, de 18 de Setembro, ao abrigo da alínea g), do n.º 2 do artigo 53.º da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
6.- Análise, discussão e votação do pedido de Isenção do I.M.T. requerido pelo restaurante “A Grelha do Zêzere, Lda” de acordo com o n.º 3 do artigo 11.º da Lei n.º 171/99, de 18 de Setembro, ao abrigo da alínea g), do n.º 2 do artigo 53.º da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro
7.- Análise, discussão e votação das propostas para criação do Conselho Municipal da Juventude;
8.- Análise, discussão e tomada de posição acerca dos seguintes assuntos relevantes para o concelho:
a) Saúde;
b) Segurança;
c) Justiça;
d) Educação.
9.- Apreciação da informação escrita apresentada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, nos termos da alínea e), do n.º 1 do art.º 53º, da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
domingo, setembro 24, 2006
NOTA DE IMPRENSA
Será a primeira visita de algumas já agendadas, dando início a um conjunto de medidas com vista a tornar público e alertar os variados problemas reais neste Concelho.
Convocamos a imprensa e também a população a fazer-se acompanhar, juntamente com os membros do PS.
Tem data a 30 de Setembro, com partida pelas 11h da sede do PS, junto à Biblioteca Municipal.
Bruno Gomes
(Presidente da Comissão Política)
sábado, setembro 23, 2006
Actividades/Assembleias
Assembleia de Freguesia de Ferreira do Zêzere, dia 23 de Setembro, Sábado, pelas 21 horas, na Associação dos Carvalhais.
Assembleia de Freguesia de Igreja Nova, dia 24 de Setembro, Domingo, pelas 16 horas, na Junta de Freguesia.
Assembleia de Freguesia de Areias, dia 28 de Setembro, Quinta-feira, pelas 21 horas, na Junta de Freguesia.
Visita à Freguesia de Ferreira do Zêzere, dia 30 de Setembro, Sábado, pelas 11 horas, partida da sede do Partido Socialista.
Assembleia Municipal, dia 30 de Setembro, Sábado, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal.
Apresentação do Brasão da Freguesia de Águas Belas, dia 1 de Outubro, pelas 14h30 na Junta de Freguesia.
Colóquio sobre Qren, desenvolvimento local e regional, e reforma económica, dia 14 de Outubro, pelas 16h30, no Cine-Teatro de Ferreira do Zêzere (falta o “sim” da Câmara para o local).
quinta-feira, setembro 21, 2006
XV Congresso do PS realiza-se em Santarém.
domingo, setembro 17, 2006
Assembleia Municipal.
sexta-feira, julho 28, 2006
Aonde chega a pouca VERGONHA
Para quem não sabe, este edifício foi, só, o berço da orquestração da “Portuguesa” aquele tema que todos conhecemos, com o qual todos vibramos, quanto mais não seja nos jogos da selecção. Foi, também, o berço do Turismo Cultural Português e foi a “sede informal” da chamada Escola dos Vales que, reuniu em Ferreira do Zêzere, os mais destacados vultos da pintura, da música, da escultura ou da escrita do século XIX.
Esta “Estalagem dos Vales” foi o orgulho das gerações mais antigas de Ferreirenses que sabiam que por ali passavam as mais importantes figuras do País e, nos tempos que correm, a Estalagem dos Vales, num concelho dirigido por outras pessoas, seria seguramente uma atração turística da maior importância.
Mas em Ferreira do Zêzere, vá se lá saber porquê, desde que Luís Pereira está na Câmara, as coisas funcionam de forma diferente. Primeiro foi a demolição em 1991 da Capela do Carril, a mais antiga que existia no Concelho (datava de 1569), parece que não tinha elementos arquitectónicos de relevância, depois, mais recentemente ruíram os Paços do Concelho num processo cujas responsabilidades nunca foram apuradas e onde a culpa morreu solteira. Já em 2006 foi demolido um Solar na Frazoeira que pertencera ao explorador do Rio Amazonas, Francisco Saraiva de Matos e, agora, foi a vez da Estalagem dos Vales ser demolida com ou sem licença da Câmara, não o sabemos.
Segundo a notícia acima descrita, o proprietário, quis vender o imóvel à Câmara por 8 mil contos, menos que o valor do Volvo recentemente adquirido pela autarquia e seguramente muitíssimo menos que o preço pago pela Rotunda que hoje fere a vista a quem entra em Ferreira pelo lado do cemitério. Mas a Câmara, não teve dinheiro para o adquirir.
Agora, diz a Câmara, nada há a fazer a não ser a construção de uma habitação particular, dizem que o edifício não tem relevância arquitectónica e defendem até que aquilo não é histórico coisa nenhuma, que até só lá dormiu o Rei D.Carlos.
E assim vai o mandato de Luís Ribeiro Pereira, Jacinto Flores e Manuel da Silva António.
Pois julgo que é chegado o tempo dos Ferreirenses, sejam lá de que partidos forem, se manifestarem contra actos como este. A fachada existe, faz parte de um edifício que vem descrito no PDM de 1995 e pode-se muito bem criar ali um edifício destinado a iniciativas culturais e a evocar a memória dos que por ali passaram.
O que não se pode é continuar a governar Ferreira desta forma, o que não se pode é desviar a atenção dos munícipes para um atentado contra o património omitindo a sua enorme importância, o que não se pode é construir um cine-teatro, um edifício cultural, adquirir uma Quinta do Adro e depois ter estes edifícios fechados e, mais importante do que isso, não se pode cercear ás gerações do futuro o glorioso passado de Ferreira do Zêzere seja a que pretexto for. Afinal aonde chega a pouca vergonha?
quinta-feira, julho 27, 2006
domingo, julho 23, 2006
Conferência de Imprensa.
O Partido Socialista de Ferreira do Zêzere vem por este meio convocar uma conferência de imprensa com vista a denunciar a gravosa e supostamente ilegal demolição do edifício designado por Estalagem dos Vales, sito nos Vales, Águas Belas, Ferreira do Zêzere e berço da Orquestração do Hino Nacional e da primeira ópera em língua portuguesa "A Serrana".
Ferreira do Zêzere e o País estão hoje mais pobres, contudo, a subsistência de duas fachadas do edifício permitem-nos alimentar a esperança na sua requalificação e salvaguarda.
A Conferência de Imprensa terá lugar na nossa Sede, em Ferreira do Zêzere, defronte dos Paços do Concelho, pelas 18h.00m. da próxima terça-feira e no final haverá uma deslocação ao referido imóvel.
Antecipadamente gratos pela Vossa comparência e pela atenção que possam dedicar a este assunto tão delicado, neste momento tão difícil para o nosso Concelho, despeço-me com os meus melhores cumprimentos,
Bruno Gomes
(Presidente da Comissão Política Concelhia)
Comunicado.
1º - Considerando que a “Estalagem dos Vales” é o berço da orquestração da “Portuguesa”, música composta por Alfredo Keil, que ali esteve hospedado em 1890, e onde residiu durante largas temporadas,
2º - Considerando que o edifício, agora parcialmente demolido, foi o berço do Turismo Cultural Português e que ali acorreram entre 1880 e 1920 artistas consagrados como José Malhoa, António Saúde, Silva Porto, João da Câmara, actor Taborda, Alfredo Keil, Silva Magalhães, Ferreira Chaves, José Campas, António Baeta, Carlos Reis, entre muitos outros,
3º - Atendendo ao facto de ali terem subsistido até ao passado dia 18 de Julho de 2006, apesar de degradados, os quartos dos artistas, o quarto do Rei D. Carlos, a cozinha da célebre Aninhas, o quintal com poço (cenário de diversas pinturas do tardo romantismo português) e muitos outros elementos imortalizados nos desenhos e pinturas dos pintores supra mencionados,
4º - Atendendo ao facto do edifício ter sido demolido em condições ainda por esclarecer,
Vimos por este meio solicitar que:
1 – A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere abra um processo de inquérito ao sucedido com vista apurar a responsabilidade dos factos,
2 – Que a Câmara Municipal, com carácter de urgência, efectue um levantamento de todo o património de interesse concelhio, para que futuramente situações destas não se repitam,
3 – Que a Câmara convoque de imediato reunião extraordinária com vista a classificar o que resta do edifício como património de interesse concelhio,
4 – Que se apure se esta demolição constitui ou não uma violação do PDM já que o referido edifício se encontra identificado no relatório do mesmo como património não classificado estando por isso sujeito ao estipulado, entre outros, nos artigos 27º e 28º do referido Plano.
Que todos os Ferreirenses e Portugueses, socialistas ou não, amigos do património edificado e deste Concelho, se manifestem junto da autarquia no sentido de repudiar veementemente este gravíssimo atentado contra o património cultural e o interesse colectivo, lamentando o desrespeito pelo PDM, pela memória colectiva do País, pela salvaguarda do património edificado concelhio e criticando a inoperância da Câmara Municipal na elaboração de medidas de salvaguarda dos imóveis, passíveis de serem classificados como de interesse municipal.
Ferreira do Zêzere, 21 de Julho de 2006
Bruno Gomes
(Presidente da Comissão Política Concelhia)
domingo, julho 16, 2006
JS tem pela primeira vez um Comissário Nacional.
Nunca até esta data a JS Ferreira do Zêzere tinha tido um cargo nacional, o que reflecte todo o trabalho desenvolvido por esta estrutura, bem como o valor dos seus militantes.
O Secretariado da Juventude Socialista deseja ao Bruno que consiga desenvolver o melhor trabalho possível, em nome dos jovens, da JS e de Ferreira do Zêzere.
Conscientes e orgulhosos do seu valor, cá estaremos para o apoiar e ajudar nas nossas lutas, nas nossas conquistas e na nossa afirmação.
Carlos Graça
Secretário Coordenador da Juventude Socialista da Concelhia de Ferreira do Zêzere
sexta-feira, julho 14, 2006
Torneio Feminino de Futebol
segunda-feira, maio 01, 2006
Jantar 25 de Abril.
quarta-feira, abril 19, 2006
Presença.
segunda-feira, abril 17, 2006
segunda-feira, abril 10, 2006
Jantar 25 de Abril - Apresentação de Folheto.
Aproxima-se o dia que a todos nós diz respeito. O dia em que o povo saiu à rua e mudou decisivamente o rumo político e social do nosso País.
Passados 32 anos, o 25 de Abril continua a ser um marco histórico incontornável, fonte de força e mudança, que imortalizou o verdadeiro sentido da Liberdade e da Democracia.
Contudo, compete-nos não deixar esta data cair em esquecimento.
Para tal, contamos consigo, no jantar* de convívio do Partido Socialista de Ferreira do Zêzere, a realizar no próximo dia 24 de Abril, pelas 20h00, no restaurante “Noite Azul” em Besteiras, Ferreira do Zêzere.
Será apresentado o folheto/newsletter da concelhia e dos autarcas do Partido Socialista.
Não deixe de estar presente e traga consigo um amigo!
O Presidente da Concelhia
Bruno Gomes
Contactos:
Bruno Gomes: 919 600 054
Carlos Martins: 917 208 017
* Confirmação de presença até ao dia 20 de Abril
domingo, abril 02, 2006
Candidato à Federação em Ferreira do Zêzere.
sexta-feira, março 24, 2006
Candidato à Federação em Ferreira do Zêzere.
segunda-feira, fevereiro 13, 2006
Assembleia Municipal.
terça-feira, janeiro 24, 2006
Reunião Ordinária.
domingo, janeiro 22, 2006
Comissão Política Concelhia.
Efectivos
Bruno José da Graça Gomes (Presidente)
Carlos Alberto Mendes Martins
Manuel António Conceição Dias
Bruno Miguel Alves Silva
José Marques Nunes
Manuel António Dias A. Esperança
Sofia Raquel Ramos Miguel
Mª Isabel Mendes Graça Gomes
Leonel Carreira Rocha
Isabel Maria Serra Costa Mendes
Fernando António Santos Ideias
Sérgio Miguel Nunes Santos
Manuel Rosa Coelho
Ildebrando Ferreira Conceição
Manuel António Ferreira Valério
Suplentes
Leopoldo Martins Nunes
Vergilio Leal Freitas
António Alves
Mário Godinho Malheiro
João António Conceição Mendes
Inerência com direito a voto
Carlos Ferreira Salgado
Representantes da JS com direito a voto
Carlos Manuel Antunes Graça
Nuno Filipe Antunes Ramalho
Vasco Rafael Rodrigues Nunes