sexta-feira, setembro 29, 2006

Barómetro: PS ganharia eleições com 46% dos votos.

"Barómetro: PS ganharia eleições com 46% dos votos

Caso as legislativas se realizassem hoje o PS venceria com 46% dos votos, um ponto percentual acima do seu resultados nas eleições em Fevereiro de 2005 e 16 pontos acima do PSD, indica hoje o Barómetro Marktest.

O barómetro de Setembro da Marktest para o Diário de Notícias e TSF indica que a vantagem do partido que forma Governo, o PS, para o PSD voltou a aumentar, já que em Julho era de 11 pontos percentuais.

O PS reúne em Setembro 46% das intenções de voto (em Julho obteve 43%) enquanto o PSD desceu agora para os 30%, face aos 32% do mês de Julho.

De acordo com o barómetro, o PCP mantém-se nos 10%, o Bloco de Esquerda reúne em Setembro 8%(em Julho obteve 9%) e o CDS/PP regista a pior votação desde há mais de um ano: 2% (face aos 3% em Julho).

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, José Sócrates, acompanhou o seu partido na subida de popularidade, obtendo este mês 18 pontos positivos (saldo entre as respostas negativas e positivas), contra os 14 pontos obtidos em Julho. É o líder partidário mais popular.
Nos restantes líderes partidários, o presidente do PSD, Luís Marques Mendes, subiu oito pontos mas mantém-se no patamar da imagem negativa como líder (tem um saldo negativo de quatro pontos).

Também o líder do CDS/PP, Ribeiro e Castro, tem este mês um saldo negativo de 28 pontos.
Nos restantes líderes partidários, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa tem um saldo positivo de 11 pontos e o bloquista Francisco Louçã tem 12 pontos.

O barómetro da Marktest para o DN e rádio TSF revela também que o Presidente da República, Cavaco Silva, é o político mais popular em Portugal, com um saldo positivo de 54 pontos, uma descida em relação à sondagem de Julho, quando obteve 56 pontos.

De acordo com o barómetro, o ministro da Defesa, Luís Amado, é a figura mais popular do Governo, com um saldo de 21 pontos entre as respostas positivas e negativas, sendo seguido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Severiano Teixeira.

Quanto à ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues - que em Julho foi considerada como a menos popular - subiu em Setembro 14 pontos, apesar da polémica com o início do ano lectivo, com o encerramento das escolas, queixas dos pais e reclamações dos professores.
Maria de Lurdes Rodrigues mantém no entanto um saldo negativo de nove pontos.

O ministro da Saúde, António Correia de Campos, é o ministro menos popular, com um saldo negativo de 21 pontos.

A sondagem realizada pela Marktest para o DN e a rádio TSF foi feita entre os dias 19 e 22 de Setembro através de 805 entrevistas telefónicas.

O erro de amostragem da sondagem é de mais ou menos 3,45% para um intervalo de confiança de 95%.

Diário Digital / Lusa

29-09-2006 10:06:24"

Sem comentários: