quarta-feira, novembro 26, 2008

Visita diagnóstico a Areias.







“Construir equipamentos não chega, é preciso envolver as pessoas”

Continuam as visitas de trabalho da concelhia de Ferreira do Zêzere do Partido Socialista às freguesias do concelho. No sábado passado visitou-se Areias, a freguesia rural mais populosa do concelho de Ferreira do Zêzere. Dois importantes elementos turísticos ao abandono e a falta de iniciativas que envolvam as pessoas e utentes dos equipamentos ali construídos são os principais problemas que o PS quer resolver.

A Concelhia de Ferreira do Zêzere (FZZ) do Partido Socialista (PS) realizou no sábado passado, dia 22, mais uma visita de trabalho, desta vez a Areias. O grupo de trabalho identificou duas situações de espelham uma opção e postura política da qual o PS discorda. O primeiro aspecto é prioritário para o PS. A construção dos equipamentos públicos é essencial mas, para o PS, não basta. Neste momento, não existem nem o incentivo nem a promoção de actividades que envolvam as crianças, os jovens, os adultos e os idosos da freguesia, que tem perdido população, aliás como todo o concelho. “Não existem iniciativas de ordem social ou lúdica que envolvam o património construído da freguesia”, defende Sofia Miguel.
A equipa do PS, focada nas pessoas, no seu quotidiano e na sua qualidade de vida, defende que é fundamental incentivar e estimulá-las a participarem activamente no destino da comunidade. É essencial também que tenham ao dispor programas culturais, desportivos e sociais que lhes proporcionem uma vida mais rica. Um propósito no qual o PS vai ser persistente.

Moinho e Grutas são para valorizar

São dois elementos de interesse turístico relevante na freguesia de Areias, mais concretamente na povoação de Avecasta. O Moinho e as Grutas são conhecidos de muitos, que reconhecem igualmente o seu elevado estado de degradação. A vista do Moinho de Vento é única e o PS quer mostrá-la a todos. As grutas, fechadas a sete chaves, estão também fechadas ao interesse de muitas pessoas. Na visita realizada no sábado passado, a equipa do PS constatou que se desconhece o paradeiro da chave daquele pequeno paraíso. É esta atitude perante o património que tem todo o potencial para atrair pessoas àquela freguesia (enquadrados estes elementos em percursos devidamente estruturados e integrados num plano turístico para o concelho), que o PS não compreende.
Dois aspectos mereceram ainda a atenção e a preocupação da equipa. Para o cruzamento da Estrada Nacional com o local de Calçadas o PS defende medidas de controlo de tráfego, concretamente com a colocação de semáforos que obriguem à redução de velocidade, bem como uma passadeira para peões. Os semáforos já foram solicitados à Câmara Municipal, há cerca de um ano, pelos membros eleitos pelo PS na Assembleia de Freguesia, que recordaram o atropelamento de uma criança naquele local.
A equipa apontou ainda a elevada degradação da estrada das Telhadas, que faz a ligação à Farroeira e ao Casal da Farroeira. Sem manutenção, esta estrada carece com brevidade de limpeza de valetas e manutenção de bermas, que nalgumas partes do troço não existem.
Estes elementos recolhidos no local, junto das pessoas e dos membros que representam o PS naquela freguesia, servirá para elaborar o plano de acção que sustentará a actuação do PS no futuro. Escutar as pessoas é um ponto de partida para trabalhar, no presente e no futuro.
Participaram na visita Manuel Valério, membro do Secretariado, Manuel Esperança, membro do Secretariado e Secretário da Junta de Ferreira do Zêzere, Armando Alexandre, Deputado Municipal do PS, Paulo Henriques, membro do Secretariado, Sofia Miguel, representante da JS e militante activa do PS, Manuel Teixeira, membro da Assembleia de Freguesia de Areias, eleito pelo PS, Elisabete Henriques, membro da Assembleia de Freguesia de Areis, eleita pelo PS.

domingo, novembro 09, 2008

Congresso Federativo do PS Ribatejo.




A Concelhia do PS do nosso Concelho levou 7 delegados ao Congresso. Destacamos a intervenção de Manuel Coelho, dando o apoio de Ferreira do Zêzere a Paulo Fonseca bem como a de Bruno Gomes, aqui a desempenhar funções de líder da JS Ribatejo.
José Marques, Presidente da Junta de Freguesia de Águas Belas e militante mais antigo de Ferreira do Zêzere também esteve presente.

quinta-feira, novembro 06, 2008

Ferreira do Zêzere corre risco de deixar de o ser.

Indiscutivelmente começam já a desenhar-se os factos, os rumos, os rostos, as tácticas, os nomes. Ferreira do Zêzere padece e necessita de outra autêntica renovação. Renovação de pessoas, de ideias, de organização.

Aclara-se já o nome do candidato do PSD às próximas autárquicas. Escolhido internamente, o candidato será uma aposta na continuidade. Uma táctica esperada, mas arriscada talvez. Arriscada por variadas razões, particularmente para a vida interna do Município.

Os Ferreirenses já não sabem quem capitaneia a Câmara Municipal, se o Presidente actual, se o candidato e vice-presidente. Quem domina os dossiês, quem comanda a partir deste momento, é a pergunta que coloco.

Começa aqui a oportunidade do PS fazer história. Fazer história com um grupo de pessoas, que acima de tudo, quer o melhor para os Ferreirenses. Não quer mais do mesmo, quer sim colocar Ferreira no sítio onde deveria estar, tamanha é a grandiosidade de recursos que o nosso Concelho tem para serem aproveitados.

Tem mesmo que ser agora, pois se não for, corremos o risco de Ferreira desaparecer. Desaparecer como destino turístico, como destino empregador ou mesmo como Concelho. Não há fixação de empresas, poder de compra, fixação de pessoas, o que tem levado a uma diminuição da população no Concelho e isto é grave, muito grave. Não esqueçamos que a regionalização vai avançar e mais cedo ou mais tarde a morfologia dos Concelhos e Freguesias sofrerá mudanças. Mudanças que em muitos casos são inevitáveis e legitimadas, mas que no nosso caso seria mau de mais. Acredito que andemos no limite disso acontecer num futuro não muito longínquo.

Urge fazer mais, trabalhar mais, sob pena de Ferreira do Zêzere deixar de figurar no mapa como Concelho.

Mais do que mudar vícios, lideranças amorfas e intemporais quase, Ferreira do Zêzere precisa de gente que pense mais além, que consiga neste nosso Mundo em constante mutação, habilitar este Concelho de novos horizontes, de novas pontes, de novos rumos. Rumos esses que passam por um melhor enquadramento nesta nossa região.

Nós, políticos, temos que conseguir alicerçar e enquadrar Ferreira a nível regional e nacional. Isso nunca foi feito, mas com certeza o grupo integrante do PS estará instruído para o fazer daqui por diante.

Forte abraço,

Bruno Gomes
Presidente da Comissão Política PS FZZ