quarta-feira, novembro 26, 2008

Visita diagnóstico a Areias.







“Construir equipamentos não chega, é preciso envolver as pessoas”

Continuam as visitas de trabalho da concelhia de Ferreira do Zêzere do Partido Socialista às freguesias do concelho. No sábado passado visitou-se Areias, a freguesia rural mais populosa do concelho de Ferreira do Zêzere. Dois importantes elementos turísticos ao abandono e a falta de iniciativas que envolvam as pessoas e utentes dos equipamentos ali construídos são os principais problemas que o PS quer resolver.

A Concelhia de Ferreira do Zêzere (FZZ) do Partido Socialista (PS) realizou no sábado passado, dia 22, mais uma visita de trabalho, desta vez a Areias. O grupo de trabalho identificou duas situações de espelham uma opção e postura política da qual o PS discorda. O primeiro aspecto é prioritário para o PS. A construção dos equipamentos públicos é essencial mas, para o PS, não basta. Neste momento, não existem nem o incentivo nem a promoção de actividades que envolvam as crianças, os jovens, os adultos e os idosos da freguesia, que tem perdido população, aliás como todo o concelho. “Não existem iniciativas de ordem social ou lúdica que envolvam o património construído da freguesia”, defende Sofia Miguel.
A equipa do PS, focada nas pessoas, no seu quotidiano e na sua qualidade de vida, defende que é fundamental incentivar e estimulá-las a participarem activamente no destino da comunidade. É essencial também que tenham ao dispor programas culturais, desportivos e sociais que lhes proporcionem uma vida mais rica. Um propósito no qual o PS vai ser persistente.

Moinho e Grutas são para valorizar

São dois elementos de interesse turístico relevante na freguesia de Areias, mais concretamente na povoação de Avecasta. O Moinho e as Grutas são conhecidos de muitos, que reconhecem igualmente o seu elevado estado de degradação. A vista do Moinho de Vento é única e o PS quer mostrá-la a todos. As grutas, fechadas a sete chaves, estão também fechadas ao interesse de muitas pessoas. Na visita realizada no sábado passado, a equipa do PS constatou que se desconhece o paradeiro da chave daquele pequeno paraíso. É esta atitude perante o património que tem todo o potencial para atrair pessoas àquela freguesia (enquadrados estes elementos em percursos devidamente estruturados e integrados num plano turístico para o concelho), que o PS não compreende.
Dois aspectos mereceram ainda a atenção e a preocupação da equipa. Para o cruzamento da Estrada Nacional com o local de Calçadas o PS defende medidas de controlo de tráfego, concretamente com a colocação de semáforos que obriguem à redução de velocidade, bem como uma passadeira para peões. Os semáforos já foram solicitados à Câmara Municipal, há cerca de um ano, pelos membros eleitos pelo PS na Assembleia de Freguesia, que recordaram o atropelamento de uma criança naquele local.
A equipa apontou ainda a elevada degradação da estrada das Telhadas, que faz a ligação à Farroeira e ao Casal da Farroeira. Sem manutenção, esta estrada carece com brevidade de limpeza de valetas e manutenção de bermas, que nalgumas partes do troço não existem.
Estes elementos recolhidos no local, junto das pessoas e dos membros que representam o PS naquela freguesia, servirá para elaborar o plano de acção que sustentará a actuação do PS no futuro. Escutar as pessoas é um ponto de partida para trabalhar, no presente e no futuro.
Participaram na visita Manuel Valério, membro do Secretariado, Manuel Esperança, membro do Secretariado e Secretário da Junta de Ferreira do Zêzere, Armando Alexandre, Deputado Municipal do PS, Paulo Henriques, membro do Secretariado, Sofia Miguel, representante da JS e militante activa do PS, Manuel Teixeira, membro da Assembleia de Freguesia de Areias, eleito pelo PS, Elisabete Henriques, membro da Assembleia de Freguesia de Areis, eleita pelo PS.

Sem comentários: