quinta-feira, setembro 03, 2009

Equipa de Vicente Martins apresentada no domingo passado.





Por um concelho de Ferreira do Zêzere mais democrático
Reverter a lógica de estagnação que Ferreira do Zêzere vive há 35 anos, ininterruptamente, é o propósito da candidatura do Partido Socialista aos órgãos autárquicos. Na apresentação, que encheu o Cine-Teatro Ivone Silva no domingo passado, respirava-se um espírito de missão, o sentimento de uma equipa coesa e confiante na vitória no próximo dia 11 de Outubro.

“Esta equipa que hoje se apresenta perante vós, é uma equipa composta por pessoas com saber, com energia, com juventude. É, numa palavra, a equipa que representa o que de melhor poderia propor para gerir os destinos de Ferreira do Zêzere. É uma equipa que constitui, para além de um privilégio para quem a lidera, uma grande aposta para enfrentar os desafios do futuro, com capacidade para mudar o destino de Ferreira do Zêzere rumo ao progresso e à modernidade”, disse Filipe Martins, no domingo passado, no Cine-Teatro Ivone Silva, aquando da apresentação das equipas aos Órgãos Autárquicos do concelho.

A candidatura, cujo ponto de honra é recusar-se a apresentar um rol de promessas de impossível execução, apresenta “homens e mulheres portadores de princípios que se materializem em propostas concretas e objectivas, exequíveis e criadoras de sinergias capazes de desenvolver de forma equilibrada o concelho de Ferreira do Zêzere.”

Total isenção, frontalidade e transparência, ouvindo as pessoas, fazendo uma política séria de compromisso e de conciliação, aproveitando as melhores ideias ainda que provenham de outros quadrantes políticos, é ainda um ponto de partida de Filipe Vicente Martins. “Neste contexto, e com esta candidatura, vós jovens, podeis ter a certeza que o Orçamento Participativo e o Parlamento da Juventude serão uma realidade”, afirmou o candidato.

O projecto apresentando por Filipe Vicente Martins, resultado do trabalho e convicções de toda a equipa assenta em prioridades. “Para nós elas têm de ser: a Educação o Turismo e o Emprego.”
Apostar no sucesso escolar, renovar o parque escolar e os equipamentos sociais, actuar de forma concertada, através de uma política de parcerias com as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, de modo a implementar uma rede de equipamentos e respostas sociais, partilhando recursos humanos e técnicos e criar uma linha de apoio aos idosos são acções prioritárias defendidas pela equipa socialista.

“Na área do Turismo, enquanto indústria geradora de riqueza e emprego e impulsionadora de desenvolvimento, e tendo em conta a beleza e os recursos naturais do concelho, é urgente criar as necessárias infra-estruturas ao seu desenvolvimento. Será necessário devolver o rio aos habitantes do concelho e a todos aqueles que nos visitam, criando espaços de interligação entre o rio e as pessoas”, defendeu Filipe Vicente Martins, acrescentando a urgência na construção de um parque de campismo, há muito prometido, mas que não se tem revelado uma prioridade.
Recuperar, reconstruir e revitalizar do núcleo histórico de Dornes sob a sigla “Dornes – vila medieval”, integrando-a num Roteiro Turístico, apostar estrategicamente no Turismo de Natureza e no afirmar a nível nacional o mercado das casas de campo são algumas das acções defendidas pelo candidato.

Apostar nos produtos regionais únicos, queijo de Areias e Chãos e na cereja, através de apoio aos produtores, criar um Centro de Artesanato e de Produtos Regionais, para mostra e divulgação do que melhor se faz e produz no concelho. Criar a Casa dos Ofícios, que funcionará como centro de ensino e de desenvolvimento das antigas profissões, desde que viáveis, são ainda medidas que assim que assumir a presidência da Câmara quer trabalhar imediatamente.
“Um homem vencedor”

A apresentação de domingo passado teve momentos em que as emoções transpareceram. O médico Vicente Martins, irmão do candidato e mandatário desta candidatura, recordou a vida do líder do projecto socialista. Um percurso feito a pulso mas sempre vitorioso. Um percurso que conheceu muitas dificuldades mas que chegou aos dias de hoje com vitórias, mantendo-se “a humanidade, a humildade, a capacidade de trabalhar e de não desistir.”
Um perfil aliás elogiado por Idália Moniz e Anabela Freitas, que marcaram presença num dos momentos mais importantes desta candidatura. “É um momento histórico o que se vive aqui hoje. Nunca o PS teve estas condições, estas pessoas, esta energia, esta enorme capacidade para ganhar em Ferreira do Zêzere”, referiram.

Bruno Gomes, presidente da Concelhia de Ferreira do Zêzere do Partido Socialista, enalteceu o percurso do Partido Socialista num concelho que desconhece a alternância e onde é, por isso, muito difícil estar na oposição. Bruno Gomes defendeu o “basta” no perigoso que é para um concelho “ter os mesmos à frente dos destinos de uma população há tantos anos.”

Filipe Vicente Martins fechou a cerimónia com um dos pedidos que mais o sensibilizou. “Permitam-me aqui citar o pedido de uma jovem de 14 anos, que é sintomática de que os jovens amam a sua terra e que sofrem por ter que sair dela, foi-me enviada pela popular página do hi5, que dizia assim: “sou f…, moro em…, e gostaria que o senhor ajudasse as pessoas a abrir mais fábricas ou outras empresas que empregam pessoas, para eu não ter que ir qualquer dia para longe trabalhar como foi a minha irmã…” “É por isto que aqui estou”, referiu Vicente Martins.



Lista de candidatos:

Juntas de Freguesia:
Águas Belas – José Marques
Areias – Jaime Rebelo
Beco – Manuel Martins
Chãos – Manuel Coelho
Dornes – Manuel Alves
Ferreira do Zêzere – Leopoldo Nunes
Igreja Nova – José Manuel Feliz
Paio Mendes – Fernando Cotrim
Pias – Hercílio Cravo

Câmara Municipal:
Filipe Vicente Martins, 52 anos, Advogado
Sérgio Morgado, 37 anos, empresário
Elisabete Henriques, Técnica de Turismo, 36 anos
José Paulo Navas, Arquitecto, 49 anos
Pedro Vitorino, Engenheiro Civil, 33 anos

Assembleia Municipal:
Jorge Godinho, Economista, 60 anos

Mandatário da Candidatura:
Vicente Martins, Médico

Sem comentários: